quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como as pirâmides foram feitas e um festival cultural

     Uma grande curiosidade de quase todas as pessoas é como as grandes pirâmides do Egito teriam sido construídas. Como se sabe, até já se levantaram hipóteses malucas de seres extra-terrestres que baixaram por aqui e as construíram.
     Ontem, estava olhando uma coleção antiga de livros, que era do meu sogro e passou para mim, o Thesouro da Juventude. Curiosíssima coleção de 18 livros, que tratam de todos os assuntos possíveis e imagináveis para a época em que foram publicados. A edição que tenho não traz a data da publicação, mas deu para perceber que saiu das tipografias antes da Segunda Guerra Mundial. Digamos, portanto, que seria na década de 1930. Ali encontrei este desenho, que já demonstrava, naquela época, que não foram ETs e sim os próprios egípcios que, engenhosamente, construíram os magníficos edifícios. Não sou especialista no assunto, não tenho ideia de como aquilo tudo foi feito, mas, com certeza, prefiro acreditar nessa hipótese aqui do que na dos ETs...rssss.


A legenda explicava que, assentadas as pedras da base, os trabalhadores iam construindo uma rampa que se elevava cada vez mais, à medida em que a pirâmide ia subindo. Para facilitar a subida dos enormes blocos, eles untavam a rampa com gordura. E essa rampa era destruída depois que a pirâmide estava concluída. Bacana, não?




Recebi o convite e repasso. É este fim de semana. Não deixem de comparecer!



Um comentário:

  1. Tesouro da Juventude.Coisa tão antiga quando as Pirâmides dos Faraós,hehe.
    E pensar que eu também pesquisava nessa coleção,deus do céu...

    ResponderExcluir