sábado, 26 de janeiro de 2013

Os velhos e os novos pecados – Leandro Karnal

Leandro Karnal é um historiador gaúcho mas residente em São Paulo. Professor da Unicamp, tem vários livros publicados e um currículo invejável. Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente e de conviver na comunidade de História do Orkut. Já recomendei um livro dele, que todo professor deveria ler, "Conversas com um jovem professor".
Recebi hoje um email com um link para uma palestra feita por ele.
Recomendo! Aproveitem um fim de semana para ouvir e refletir. É longa, uma hora de duração, fora os debates que se seguem com a plateia. Mas vale a pena!
E, de quebra, alguns bônus: à direita da tela aparecem outras palestras feitas por ele e por outros intelectuais bem conhecidos, que vale a pena ouvir também!

Os velhos e os novos pecados – Leandro Karnal

Os sete pecados capitais da lista consagrada são uma espécie de tratado do comportamento humano. Por séculos,  serviram de guia para o enquadramento  dos indivíduos em padrões morais do certo e do errado. A vida contemporânea ampliou e resignificou estas disposições.  A vaidade passou a ser vista como autoestima e a avareza como própria de pessoas previdentes. O pecado da traição dos superiores (felonia) que Dante condenou ao mais profundo dos círculos do Inferno,  seria visto hoje como mais leve do que a luxúria que a Divina Comédia coloca entre os menos pesados. Assim, a ascensão de valores e o dinamismo da pós-modernidade trabalham esta base moral antiga e colocam um novo homem que, necessariamente, deve produzir novos pecados.

http://www.cpflcultura.com.br/2012/09/21/os-velhos-e-os-novos-pecados-leandro-karnal/

Um comentário:

  1. Ricardo, apostei na sua deixa e li o livro “Conversa com um jovem professor”. Sabe de uma coisa? Penso que os antigos deveriam da mesma forma correr os olhos... A literatura é bem acessível e de um bom humor gostoso. O Leandro se despe da “importância” do professor universitário e desnuda – o livro é, penso, quase uma narrativa autobiográfica dos seus/dele tempos de professor do ensino fundamental, só que sem os detalhes da vida privada – as situações do dia-a-dia de um professor. Não sabia nada do professor Leandro e o vi pela primeira vez no Entre Aspas – tive que engolir aquela jornalista antipática – e o considerei um cara bem coerente. Depois disso, o descobri no site do cpflcultura – sem o Pondé é melhor – e assisti a alguns vídeos, inclusive esse que você postou, sobre vários temas. Muito bom!!

    ResponderExcluir