quinta-feira, 9 de maio de 2013

Longa vida ao rei


Uma ex-aluna minha, Alecsandra, reside hoje na Holanda. Os leitores devem se lembrar de um post sobre a neve na Holanda, com fotos que ela me enviou.
Pois bem, ela acompanhou de perto a abdicação do trono holandês pela rainha Beatrix e enviou o texto abaixo, modestamente perguntando se serviria para ser publicado aqui no blog.
As fotos que acompanham o texto não são dela, ela enviou-as a partir do site do NCR, um dos jornais mais lidos da Holanda.
Com os agradecimentos a ela, deixo as imagens e o texto com vocês.


 
 Após 123 anos um rei holandês é coroado. Dia 30 de abril por volta das 10:15 da manhãhorário local, a rainha Beatrix van Oranje-Nassau, depois de 33 anos no poder, assinou a abdicação do trono holandês em favor do príncipe herdeiro Willem-Alexander.  
 
                                      O novo rei assina o decreto de abdicação e de sua posse como rei holandês - Foto ANP

 
Em seu discurso na sacada do Palácio no centro de Amsterdam, a rainha, que depois da abdicação voltou a usar seu título de princesa, agradeceu e disse estar profundamente emocionada em passar o trono ao seu filho mais velho.
 
O índice de aprovação da rainha era muito alto. Beatrix esteve sempre presente nos momentos alegres e trágicos do país. Como por exemplo dando suporte emocional às familias das vítimas de um acidente aéreo ocorrido em 1992, quando um avião caiu no bairro do Bijlmermeer, suburbio de Amsterdam, matando 43 pessoas.
 
Beatrix recebeu em 1980 o trono das mãos de sua mãe, a rainha Juliana. Segundo entrevistas dadas por ela, o momento da transição foi bastante difícil pois seus três filhos estavam na puberdade. Ela se desdobrava entre as funções de mãe e de rainha. Mas após todo esse período no governo a rainha Beatrix decidiu no ano passado que havia chegado o momento de se afastar do trono e cuidar de sua vida pessoal após anos de dedicação ao trono.
 
Não se sabe se houve um fator determinante para sua abdicação. Em fevereiro de 2012, seu filho do meio, príncipe Friso, sofreu um acidente em uma estação de esqui. Ele continua internado em um hospital na Inglaterra em coma e sem sinais de melhora.
 Príncipe Friso sofreu uma lesão cerebral muito grave e não está claro se ele vai recuperar a consciência.
 
Não se sabe se esse acidente tem influência direta no afastamento do trono, mas o que se sabe é que Beatrix terá mais tempo para se dedicar a si mesmo e a sua família.
 
                                             o novo rei e a nova rainha - Foto ANP


 
Willem-Alexander e sua esposa, princesa Máxima, sabiam há mais de um ano que sua mãe desejava em 30 de Abril de 2013 transferir suas funções. Mas esse desejo deveria se manter em segredo, para que o futuro rei tivesse tempo hábil para encarar sua nova posição. Depois do anúncio da renúncia ocorreu uma espécie de libertação. Nova vida pode ser planejada pelo futuro rei, começando com visitas por  todas as 12 províncias holandesas tendo como motivo a sua apresentação como futuro rei. Nessas primeiras visitas foram incluídos os países de Luxemburgo e Alemanha.
No ultimo dia 30 de abril ocorreram poucos  protestos contra a monarquia, diferente do que aconteceu em 1980 quando centenas de pessoas fizeram protestos violentos para chamar a atenção do governo para a falta de moradia. Com o slogan  Geen woning, geen kroning” sem casa, sem coroação.
 
Mas quem é Willem-Alexander Claus George Ferdinand van Oranje-Nassau (27 de abril de 1967)? 

Militar de carreira até poucas semanas atrás quando deu baixa do posto de general de brigada para assumir a função de rei, piloto, amante dos esportes, casado com a argentina Maxima Zorreguieta, é pai de três meninas Catharina Amália, Alexia e Ariane.
 
O casamento aconteceu em 02/02/2002 . Como o casamento de um príncipe na linha de sucessão é um acontecimento de Estado, Willem-Alexander teve a permissão de se casar com a economista Máxima. O pai da futura esposa do príncipe, George Zorreguieta , foi ministro da agricultura no período da ditadura de Jorge Videla. A Holanda não aceita nenhuma forma de ditadura, e por isso o pai de Máxima não pode comparecer ao casamento da filha. E claro que não compareceu à coroação do genro rei e da filha rainha consorte.
 
                                         A nobreza canta o hino holandês na cerimônia da coroação - foto ANP
 
Segundo um pesquisa publicada no último domingo, 70% (setenta) por cento dos holandeses estão orgulhosos do seu rei que continuará usando seu nome de batismo.
 Em sua última entrevista antes da coroação, mostrou-se maduro, aberto e consciente das suas responsabilidades como Chefe de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário