quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ainda os protestos

Abro o post de hoje reproduzindo uma charge que a Cristina colocou em seu blog. Pareceu-me bem pertinente, haja vista que a profusão de reivindicações que se observa nas passeatas é de tal ordem, que ficamos sem saber realmente se há alguma prioridade (talvez tenha sido a já vitoriosa redução dos valores do transporte coletivo). Outras são tão vagas que não dá para perceber o alcance das mesmas.
Exemplo, a partir da charge: Pelo fim da corrupção. Bem, todos sabemos que a corrupção existe, mas também sabemos que ela não se extingue por decreto. Então, que medidas concretas precisam ser tomadas, nos níveis municipal, estadual e federal para que ela seja extinta?
Por mais educação: Como teremos mais educação? aumentando o número de escolas? aumentando o salário dos professores? exigindo que prefeitos e governadores parem de escamotear e paguem aquilo que a lei federal dispõe, o mínimo que cada professor deve receber? qualificando melhor os professores? e quanto aos alunos que agridem professores e colegas, o que deve ser feito? E quanto às pessoas que, fora do âmbito das escolas, jogam lixo nas ruas, dirigem sem respeitar os pedestres? isso também é falta de educação, e como resolveremos isso?
Por mais segurança: como teremos? aumentando os efetivos das polícias civil e militar? acabando com essa divisão esdrúxula entre as duas polícias? colocando câmeras em todas as ruas para vigiar os bandidos (e, por tabela, vigiarem os cidadãos inocentes que transitam de casa para o trabalho)?
Não à PEC 37 - esta, agora, é a única proposta objetiva. Vamos discutir como pressionar o Legislativo federal a não aprová-la? Não basta sair às ruas com o cartaz ou com a camiseta! 

Resumindo o que estou tentando dizer: 

Penso que chegou a hora de dar uma parada nas passeatas e apresentar aos vários níveis de governo, as reivindicações (não importa quão grande seja a lista) para discutir o que fazer, como fazer e quando fazer. Isso é DEMOCRACIA.
Ou que os governos tenham respeito aos manifestantes e convoquem suas lideranças para essa discussão.
 
Temo que, com a continuação das passeatas, o número de bandidos que se infiltram para destruir, quebrar e provocar vá aumentando, a ponto de, em breve, começarmos a ver conflitos dos manifestantes com esses grupos, transformando as ruas em praça de guerra. E o pior, veremos que a sociedade ou a grande parcela dela, que está apoiando as passeatas, comece a ficar cansada de tudo isso e passe a exigir "ordem". Não se iludam, estudando a História a gente sabe que quando a classe média começara a exigir "ordem", o que vem a seguir é um filme que já assistimos e do qual não apreciaremos o final.

Recomendação: Dois vídeos. O primeiro, da participação da PM da cidade de Teófilo Otoni na passeata da cidade. O segundo, da manifestação de apoio que foi realizada em Toronto, no Canadá. Meu filho estava lá e como bom profissional, fez o vídeo.

1) o de Teófilo Otoni:
http://www.youtube.com/watch?v=oj8ztuebuF0&feature=share

2) o de Toronto:
http://www.youtube.com/watch?v=8E47HQ2iNSM&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário