segunda-feira, 3 de junho de 2013

Arte? Mas o que é a arte?



No livro "Aforismos", de Oscar Wilde, pode-se ler:

Podemos chegar à perfeição através da arte e somente através dela; só a arte pode nos proporcionar um refúgio contra os sórdidos perigos da vida. 


Artista é quem cria coisas belas.  

Estive, algum tempo atrás, no Museu de Arte Contemporânea de Paris. O famoso Beaubourg.
Quedei-me, perplexo, perante esta obra, intitulada "Triptico 1974"


Não, leitor, leitora. Você não tem problema nos olhos. Nem a reprodução saiu com defeito. São três paineis, grandes, todos absolutamente em branco. Eles formam uma obra de arte, segundo o professor de História da Arte que acompanhava o grupo. Evitarei declinar o nome desse senhor.

Claro que eu, um simples mortal, jamais conseguiria compreender tão magnífica obra por mim mesmo. Recorri ao professor que me explicou, quase em êxtase orgástico.

- Veja bem, no painel da esquerda as pinceladas são todas horizontais; no central, são todas verticais e no da direita elas são uma balbúrdia de movimentos.
- E????
- E aí, entenda que o artista tentando exprimir toda a complexidade do mundo, chegou ao conceito do branco. Não havia como ele colocar qualquer outra cor.

Envergonhado por ter uma mente tão limitada, incapaz de apreender toda a sutileza do artista, só consegui falar uma coisa para o professor:

- Pode me chamar de ignorante, de bronco, mas para mim isso não passa de uma grande picaretagem!

Preferi as pinturas do Museu d'Orsay e do Louvre. Questão de gosto, concordam?

Por que estou rememorando esse episódio?
Porque me chegou um email com um vídeo fantástico, e quero sugerir a vocês que o vejam e tirem suas conclusões.
Ele pode ser visto aqui. É curto, mas imperdível!




 


Um comentário: