segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pontas de lanças de pedra, de 280 mil anos, podem reescrever história humana

O bacana da História e das ciências mais diretamente relacionadas com ela é isso: a todo momento se fazem descobertas que revolucionam o conhecimento. 

Pontas de lanças de pedra, de 280 mil anos, podem reescrever história humana


Jornal GGN
– Uma equipe de arqueólogos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu restos de pontas de lança feitas de pedra que possuem, segundo análise, cerca de 280 mil anos de idade – o que indica que são mais antigas que o Homo sapiens, que possui idade estimada de 85 mil anos. Segundo os arqueólogos, a descoberta gera duas possibilidades que podem reescrever a história humana.

As pedras foram descobertas em escavações em um sítio arqueológico da Idade da Pedra situada na Etiópia, em uma área conhecida como Gademotta. A primeira proposta que as pedras descobertas sugerem é que o Homo sapiens é mais antigo do que os cientistas acreditavam. A segunda é que antepassados humanos eram mais inteligentes do que se supunha, podendo ser capazes de fazer armas.

“Os avanços tecnológicos não eram necessariamente associados a alterações anatômicas. Os avanços poderiam ter começado mais cedo. Matérias-primas de alta qualidade estavam por perto, então elas poderiam ter permitido a plena expressão de competências tecnológicas. E havia um grande lago no sítio, o que poderia ter atraído ocupações estáveis por lá, alimentando ainda mais os avanços tecnológicos”, explica Yonatan Sahle, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta.

Os pesquisadores estão mais propensos a supor que a inteligência existiu antes do Homo sapiens, o que foi o suficiente para a fabricação de armas como a lança de ponta de pedra. Outra possibilidade mais provável, segundo os cientistas, é que outras espécies humanas coexistiram, como os Homo heidelbergensis e outras, que viveram na África, Europa e Ásia Ocidental cerca de 600 mil anos atrás.

Com informações do Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário