quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Notícias que interessam

1.

Governo Federal lança edital para seleção e aquisição de obras de literatura sobre a temática indígena

O Governo Federal está com edital aberto para inscrição e seleção de obras literárias sobre a temática indígena brasileira. As temáticas das obras devem valorizar  e divulgar a diversidade sociocultural dos povos indígenas  e demonstrar a sua contribuição no processo histórico de formação da sociedade.
As inscrições se iniciaram no dia 27 de janeiro e se estendem até 19 de abril de 2014. Segundo o edital,  as obras devem apresentar a produção literária relacionada aos povos indígenas brasileiros e fomentar a ruptura de estereótipos sobre as suas histórias, culturas e identidades, em uma abordagem positiva da pluralidade cultural indígena e da afirmação de direitos culturais diferenciados dos povos indígenas.
Informações complementares podem ser verificadas no site abaixo:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-01/mec-lanca-edital-para-selecionar-obras-sobre-tematica-indigena

2.

Lançado o novo número da revista acadêmica "Expedições: Teoria da História e Historiografia"

O segunda edição do Volume 4 (2013) da revista acadêmica "Expedições: Teoria da História e Historiografia" - publicação da Universidade Estadual de Goiás – UEG – acaba de ser publicado em seu ambiente online. Nesta edição, os autores desenvolvem reflexões estudos sobre o tema “História e sua Filosofia”.
Conforme apresentado por seus editores, a revista se constitui como um espaço de discussão e reflexão historiográfica em torno de questões teóricas fundamentais como a historiográfica em seus diversos contextos históricos, as apropriações e defasagens conceituais, a circulação de ideias, obras e pensadores no campo historiográfico, os usos e abusos do conhecimento histórico e a historiografia do ensino de História.
Segundo os organizadores da Revista, a apresentação ao público do dossiê "A História e sua Filosofia", organizado pelos professores Aruanã Antonio dos Passos e Wellington Lima Amorim, se propõe a construir um mosaico sobre as relações entre o saber histórico e as múltiplas possibilidades de diálogo com a filosofia.
Clique aqui e visite a revista acadêmica "Expedições: Teoria da História e Historiografia".
http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/revista_geth/issue/view/97/showToc 


3.

Inscrições para o 8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia

As inscrições para participação de trabalhos no 8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia ocorrerá no próximo dia 20 de fevereiro. O evento acontecerá em Mariana, Minas Gerais, entre os dias 18 e 21 de agosto.
O seminário entrará em sua 8ª edição e reúne historiadores, professores e estudantes para discutirem a Teoria e História da Historiografia, entendida aqui como o estudo voltado para a história do saber histórico em suas múltiplas orientações temáticas e perspectivas teóricas. A relevância e abrangência desse tema vem, há algum tempo, se consolidando de forma estável e produtiva.
Entre os principais patrocinadores do evento estão a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e o Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM).
Mais informações podem ser encontradas no endereço:  https://www.facebook.com/8snhh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário