quarta-feira, 14 de maio de 2014

Além do DF, MEC vai certificar mais 207 municípios livres do analfabetismo

Após declarar o Distrito Federal a primeira unidade da federação livre do analfabetismo, o MEC se prepara para certificar mais 207 municípios.

Najla Passos

Brasília - Após declarar o Distrito Federal a primeira unidade da federação livre do analfabetismo, o Ministério da Educação (MEC) se prepara para certificar, até o final do 2014, mais 207 municípios que conseguiram atingir a meta de ensinar mais de 96% da sua população a ler e escrever. Os dados são medidos a partir do censo demográfico 2010 do IBGE.

No final deste mês, o governo realiza uma cerimônia para premiar também os chamados “municípios alfabetizadores”, que são aqueles que, entre 2000 e 2010, conseguiram reduzir a taxa de analfabetismo em pelo menos 50%, conforme o censo.  Os nomes, ainda guardados a sete chaves pelo órgão, serão divulgados no evento.

Em comum, o Distrito Federal, os 207 municípios livres do analfabetismo e os 34 municípios alfabetizadores têm a parceria do Programa Brasil Alfabetizado, lançado em 2003, no primeiro ano do governo Lula, com foco na alfabetização de jovens, adultos e idosos.

Reorganizado em 2007 com o propósito de universalizar o acesso, o programa criou o selo de certificação de alfabetização para territórios livres do analfabetismo.

Já colheu os primeiros resultados em 2010, quando o MEC certificou os primeiros 64 municípios que venceram o desafio de universalizar a alfabetização.

De acordo com o Ministério, o Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. Cerca de 90% deles se localizam na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

(Fonte: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Alem-do-DF-MEC-vai-certificar-mais-207-municipios-livres-do-analfabetismo/13/30907)

Nenhum comentário:

Postar um comentário