Feriados voltam a
escancarar irracionalidade social e ambiental do automóvel. Caos exige
reabrir um debate: até quando país adiará reconstrução de sua malha
ferroviária?
Por Raquel Rolnik, em seu blog
Queremos a volta dos trens brasileiros!
Mais uma vez, a volta de um
feriado — o de Páscoa — exigiu muita paciência dos paulistanos. Muita
gente ficou horas parada no trânsito para conseguir voltar pra casa. Um
amigo levou 10 horas para fazer um trajeto entre o litoral e a capital
que normalmente dura 3 horas. Imagine só… você passa quatro dias
descansando, mas chega em casa totalmente estressado depois desta
agradabilíssima viagem de volta…
Já está mais do que claro que duplicação de
rodovias, construção de novas pistas, túneis e viadutos não resolvem
esse problema. Além de não darem conta da demanda – que só aumenta à
medida que se abre mais espaço para veículos passarem –, as
consequências ambientais são sempre grandes e raramente mitigáveis.
Destruímos serras para chegar mais rápido e usufruir… das próprias
serras…
Antigamente era possível ir de trem até
Santos e até mesmo para o Guarujá. Lembro que íamos de trem para o Rio,
para Minas e para todo o interior de São Paulo. É inacreditável que
hoje, com tantos recursos e tecnologias disponíveis, não exista essa
alternativa.
Além de ficarmos engavetados em viagens
intermináveis, nossos carros entopem as belas praias, montanhas e
cidades históricas que vamos visitar. Na maior parte delas, aliás, não
há a menor necessidade de uso do carro. É possível resolver tudo a pé ou
de bicicleta, ou usar transportes locais, minimizando o enorme impacto
ambiental que essa imensa quantidade de veículos causa a pequenas vilas e
cidades.
Precisamos urgentemente de um trem que ligue a metrópole ao litoral e ao interior.
No ano passado, o Governo do Estado anunciou a
construção de uma linha de trem de média velocidade – 120 km por hora –
para fazer essa ligação. O projeto – chamado de Trem Intercidades –
prevê 430 km de malha ferroviária.
De acordo com o que foi divulgado pela
imprensa, esse trem ligaria a capital a Campinas, Americana, Jundiaí,
Santo André, São Bernardo, São Caetano, Santos, Sorocaba, São Roque, São
José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. A publicação do edital para
concorrência pública para empresas interessadas em entrar no projeto,
via parceria público-privada, foi prometida para este ano, mas até agora
nada…
Já imaginaram? Poder viajar tranquilamente,
com conforto e hora marcada pra sair e pra chegar, preservando nossas
praias e nossas cidades dos danos causados pelos carros?
Queremos um trem para o litoral e interior já!
(Fonte: http://outras-palavras.net/outrasmidias/?p=17244)
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