segunda-feira, 7 de julho de 2014

Quem é Aécio Neves?

Cristina Moreno de Castro


Só hoje consegui ler o perfil do candidato Aécio Neves, que a repórter Malu Delgado fez para a edição de junho da revista "piauí". Bem aos moldes dos investimentos jornalísticos feitos pela revista, Malu levou pelo menos quatro meses apurando essa reportagem, durante os quais esteve com o próprio Aécio, com sua irmã, Andréa Neves, com Anastasia, Alckmin, Fernando Henrique, Armínio Fraga, o marqueteiro da campanha presidencial, dentre várias outras pessoas, identificadas ou mantidas em off. Também conversou, via SMS, Skype, telefone ou email, com pessoas como Letícia Weber (mulher de Aécio), o jornalista Daniel Florêncio (que fez um documentário sobre a censura em Minas), a promotora Josely Pontes (que denunciou o tucano por improbidade administrativa), Luciano Hulk (amigo), dentre vários outros. O silêncio ensurdecedor fica por conta do também tucano José Serra, um dos principais rivais políticos de Aécio, que não quis dar entrevista.
O resultado é um perfil bem completo, que aborda quase todos os espinhos na carreira do candidato à presidência da República, tais como: denúncia de desvio de verba da Saúde, denúncia de coerção da imprensa mineira, tentativa de censura ao Google, a vez em que ele não soprou o bafômetro quando foi parado em blitz, as acusações de uso de cocaína, a denúncia de agressão à então namorada etc. Claro que tudo com os devidos "outros lados" registrados, para o leitor tirar as conclusões que quiser de cada fato/boato.
Outro resultado importante da reportagem foi a indicação de quem seriam os principais ministros de Aécio Neves, no caso de uma vitória. Armínio Fraga ficaria com a pasta da Fazenda, Anastasia com o Planejamento e Andréa Neves com a Comunicação (oficialmente ou extraoficialmente). Importantes informações para os eventuais eleitores.
Por fim, apesar de ser uma reportagem imensa, dessas que a gente leva meia hora pra ler, não há qualquer menção a projeto de governo concreto (à exceção da visão econômica de Fraga). Pelo contrário, terminei a leitura com a impressão de que Aécio ficaria aliviado se perdesse, para não comprometer a "alegria" de sua vida pessoal. Essa questão é corroborada pelo título escolhido para a reportagem: "O Público e o Privado -- o dilema que acompanha Aécio Neves, o presidenciável tucano". Ficamos a ouvir pessoas dizendo que ele daria um rumo ao Brasil, mas sem saber que rumo é este, afinal.
Uma coisa é certa: se boa parte dos mineiros já conhece bem Aécio Neves, creio que os demais brasileiros ainda não sabem praticamente nada a respeito dele. Perguntado, no Roda Viva, o que o diferenciava do candidato do PSB, Eduardo Campos, ele respondeu basicamente que "nunca participou" de um governo do PT. O que não é bem verdade: ele se aliou, com propaganda na TV e tudo, ao PT mineiro, para eleger o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Não participou de um governo do PT, mas se uniu ao partido para eleger um terceiro -- isso o torna, então, bem parecido com Eduardo Campos?
A verdade é que o Brasil não conhece bem o Eduardo Campos, tampouco. Aguardo ansiosamente pela reportagem de Malu Delgado com o pernambucano. Enquanto isso, recomendo a todos os brasileiros a leitura do perfil de Aécio Neves.

CLIQUE AQUI para ler (ou baixar a reportagem, se preferir ler depois).

(fonte: blog da kikacastro)

Um comentário: