sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aécio pede calma, mas parte para a guerra

por Fernando Britto

A coluna Painel, da Folha, confirma o que já vem sendo sentido há dias.

Aécio Neves caiu para um impensável terceiro lugar isolado nas intenções de voto e precisa apostar, agora, todas as suas fichas contra Marina Silva.

A direita brasileira, é claro, não confia na ex-senadora. Ou melhor, tem mesmo certeza de sua incapacidade de articular forças políticas capazes de dar – ironia, a palavra é esta – sustentabilidade a um eventual governo.

Mas, como deixa claro hoje a mais nova marinista do pedaço, a colunista da Folha Eliane Cantanhêde, importante é vencer, o problema é depois.

Mas, se não confia em Marina, o dilema da direita é que não crê em Aécio para o “antes”, que é vencer.
É disso que Aécio precisa se mostrar capaz, se não quiser “sumir” do mapa eleitoral.

E se, com a mídia para si, estava empacado, agora é que são elas.

À medida em que Marina se torna a alternativa a adotar contra Dilma, vem o paradoxo: também Dilma se torna o voto de quem rejeita Marina por motivos de A a Z ou alguns deles.

E Dilma, concordam até as pesquisas, está a poucos pontos de decidir a eleição no primeiro turno. O que torna “perigosíssimo” não apenas para a candidatura tucana, mas para todo o “stablishment” que lhe migre qualquer parcela do eleitorado.

O programa de televisão, já ficou claro,  vai entrar com alguns pontos de contribuição para Dilma. Outro tanto, sobretudo no Nordeste e entre os mais pobres virá do engajamento de Lula.

Aécio está numa sinuca, por mais que diga estar pedindo calma a seus apoiadores.

Ou enfrenta Marina ou acaba de desaparecer.

(fonte: http://tijolaco.com.br/blog/?p=20239)

Nenhum comentário:

Postar um comentário