sábado, 31 de janeiro de 2015

A saída da crise é salvar a mata Atlântica



por Mauricio Tuffani
 
Enquanto a Amazônia brasileira chama a atenção do mundo, com seu corte raso já tendo atingido  cerca de 19% da floresta original, grande parte da população de nosso país ignora ou nada faz para acabar com seu próprio prejuízo pela devastação da mata Atlântica, que já alcança mais de 87% de seu domínio desde o Descobrimento do Brasil e é um dos principais fatores da crise hídrica e energética que prejudica a região Sudeste.

O desmatamento da Amazônia alcançou uma área equivalente à metade do Estado do Amazonas. Metade desse estrago aconteceu nos últimos 25 anos. O ritmo dessa devastação teve uma significativa redução desde 2006, mas antes que restem menos de 80% da floresta na região é urgente diminuir ainda mais as taxas anuais de desmatamento.
No outro lado do país, na mata Atlântica, as proporções se invertem. Da grande floresta tropical que se estendia por 131 milhões de hectares do Rio Grande do Sul ao Piauí e do litoral ao Centro-Oeste, restam hoje apenas cerca de 16,5 milhões de hectares, ou seja, pouco mais de 12%. Se não cuidarmos desses remanescentes e não recuperarmos grande parte do que foi desmatado, nunca conseguiremos nos livrar da crise hídrica.

Conservar e recuperar

No final do século 20, quando a conservação da biodiversidade já era considerada importante, a Conservation International e outras entidades tentaram chamar a atenção para o fato de que a mata Atlântica e o Cerrado eram hotspots, ou seja, biomas de altíssima diversidade biológica, mas gravemente ameaçados pela devastação.

Além da necessidade de deter a devastação, como na Amazônia, na mata Atlântica é cada vez mais urgente promover a recuperação de grande parte das áreas degradada. Somente agora, com a crise hídrica e energética que assola a região Sudeste, começou a se compreender essa urgência, especialmente para as áreas das bacias hidrográficas, como a dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, onde está o sistema Cantareira e outros que abastecem a região de maior concentração populacional do Estado  de São Paulo.

Devastação prossegue

Apesar disso, além de a recuperação de áreas degradadas de mata Atlântica ainda estar engatinhando, o desmatamento segue em ritmo intenso em algumas cidades de Estados como Piauí, Minas Gerais e Bahia, segundo o monitoramento realizado desde 1986 pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Duas cidades do Piauí tiveram as “medalhas de ouro e de prata” no ranking das maiores desmatadoras brasileiras da mata Atlântica, de 2012 a 2013. Manoel Emídio foi a campeã, com 3.134 hectares, ou seja, 13% do total de 24,7 mil hectares de desmatamento nesse biênio. Alvorada do Gurguéia, a segunda colocada, teve 2.491 hectares devastados, o correspondente a 10% do total desmatado no bioma no mesmo período.
“Atlas dos Municípios da Mata Atlântica” aponta cinco desses dez municípios em Minas Gerais, Estado que liderou o ranking nacional do desmatamento por cinco anos consecutivos. 

Cinco séculos

A mata Atlântica foi o bioma mais devastado de nosso país por ter sido o principal cenário da história do Brasil em seus primeiros séculos. Foi no domínio original dessa floresta que se implantou o modelo predatório da agricultura colonial. Adotado pelos colonizadores portugueses sem a menor preocupação com a aplicação de conhecimentos de proteção dos solos, esse modelo de agricultura deixou perplexos os imigrantes europeus que chegaram a partir do final do século 19.

Essa cultura baseada na relação inconsequente com o uso da terra, que já havia sido  dissecada por Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) em seu clássico “Raízes do Brasil”, de 1936, foi mais tarde retomada no livro “A Ferro e Fogo: A história e a devastação da mata Atlântica brasileira”, de Warren Dean (1932-1994). Nas palavras desse brazilianist,

“Durante quinhentos anos, a Mata Atlântica propiciou lucros fáceis: papagaios, corantes, escravos, ouro, ipecacuanha, orquídeas e madeira para o proveito de seus senhores coloniais e, queimada e devastada, uma camada imensamente fértil de cinzas que possibilitava uma agricultura passiva, imprudente e insustentável. A população crescia cada vez mais, o capital ‘se acumulava’, enquanto as florestas desapareciam.” (Companhia das Letras, 1996, pág. 380)

Alerta

Tive o prazer de conhecer pessoalmente Dean em 1992, na biblioteca do Instituto Florestal de São Paulo, quando ele ainda estava pesquisando para essa obra, publicada postumamente em 1995. Influenciado não só pela magnitude da devastação, mas também  pela irracionalidade predatória de nossa história e pela descrição de Sérgio Buarque de Holanda sobre nosso caráter nacional, Dean era profundamente descrente da possibilidade de implantar modelos sustentáveis de agricultura na mata Atlântica.

Sob essa perspectiva pessimista, ele finalizou seu livro mostrando que nada mais restava a essa floresta senão servir de alerta para a Amazônia:

“O último serviço que a mata Atlântica pode prestar, de modo trágico e desesperado, é demonstrar todas as terríveis consequências da destruição de seu imenso vizinho do oeste.”

Crise hídrica

Na verdade, Dean, que mal teve tempo para testemunhar projetos sustentáveis nessa floresta, com essa frase de efeito subestimou suas próprias constatações sobre a importância dos remanescentes da mata Atlântica para a integridade das bacias hidrográficas.

Entre outros estudiosos, uma das fontes do brazilianist, Paulo Nogueira Neto, secretário especial do Meio Ambiente do governo federal de 1974 a 1986,  já havia alertado para a desastrosa obsolescência de nossos sistemas de abastecimento de água, programada imprevidentemente pelos desmatamentos  e pela falta de recuperação de áreas degradadas.
Hoje a crise hídrica e energética que assola a região Sudeste não nos deixa alternativas que não incluam a salvação de nossos mananciais. Foi um dos pontos que ressaltou há poucos dias a  Academia Brasileira de Ciências ao endossar um manifesto de 15 pesquisadores que alertaram para estiagens cada vez mais extremas, devidas a “fortíssimos os indícios de que há uma mudança climática em curso” (“Cientistas acusam muita discussão e pouca ação na crise hídrica”, 16.nov).

Mesmo que venha a chover o necessário para evitar uma catástrofe, ainda que passemos a usar água de modo consciente e por mais que os governos construam os sistemas de abastecimento que já deveriam estar prontos, nunca mais teremos segurança hídrica se não pararmos a devastação de nossa cobertura vegetal nativa e se não recuperarmos grande parte das áreas florestais degradadas, principalmente nas bacias hidrográficas.
Nunca estaremos livres dessa crise, sem salvar a mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário