Enquanto
em várias cidades do país as pessoas vão às ruas protestar contra o
aumento das passagens de ônibus, uma cidade do Rio de Janeiro vira
notícia no Brasil inteiro por oferecer, desde dezembro último, Tarifa
Zero, ônibus de graça para a população. Essa cidade é Maricá.
QUAQUÁ -
É fácil! Basta querer enfrentar o poder político e econômico dos
empresários de ônibus, que são uns dos maiores financiadores de
campanhas hoje em todo o Brasil.
MELLO –
Pois é, mas exatamente por isso fica difícil. Como enfrentar e fazer
valer o direito do cidadão contra esses que o senhor mesmo definiu como
alguns dos maiores financiadores de campanhas políticas?
QUAQUÁ
- O direito de ir e vir é um preceito constitucional e o transporte uma
obrigação do Estado, segundo a Constituição. Só que no Brasil os
interesses privados sequestraram esse direito da cidadania. Como a
educação e a saúde, o transporte também deveria ser público e gratuito.
MELLO – E como isso foi posto na prática em Maricá?
QUAQUÁ
- Para garantir esse direito, eu criei uma autarquia pública, fiz um
investimento razoavelmente modesto para o beneficio gerado, com os
recursos dos royalties do Petróleo.
MELLO – Que investimentos foram esses?
QUAQUÁ
– Compramos 13 ônibus. Isso não chegou a 7 milhões de reais. E não
gastamos mais que 700 mil com o custeio mensal. Ainda pretendemos
comprar mais 20 micro-ônibus elétricos, sem emissão de CO2, para
completar a frota e trazer a população de diversos bairros para as
nossas linhas circulares.
MELLO – Qual a porcentagem da população que já utiliza o transporte gratuito?
QUAQUÁ
- Mais de 70%, de um extremo a outro do município. São mais de 200 mil
passageiros transportados em menos de 30 dias! Em 2016 queremos que todo
o sistema seja público e gratuito. Além de tudo de excelente qualidade,
com motoristas treinados para o atendimento humanizado, ar
condicionado, wi-fi e elevador para cadeirantes em toda a frota.
MELLO
– Mas, prefeito, isso tudo parece um sonho de todo cidadão. Maricá é o
município brasileiro com o maior número de habitantes a adotar a tarifa
zero. Mesmo assim tem pouco mais de 140 mil habitantes. A cidade recebe
royalties do petróleo. Essa gratuidade pode ser levada a todo o Brasil,
mesmo a metrópoles como Rio e São Paulo?
QUAQUÁ
- Direitos de cidadania só são conquistados através de mobilização
popular e luta de massas. Em geral, os políticos não se movimentam para
garantir direitos por conta própria. Só a pressão popular faz avançar os
direitos do povo. O movimento pelo passe livre está criando as
condições políticas e a consciência social de que é um direito o
transporte público e gratuito. Espero que nosso exemplo em Maricá
contribua para essa luta nacional.
MELLO
– Mas, trazendo para a realidade. Como isso se daria em uma cidade sem
os royalties do petróleo e com população bem maior que Maricá?
QUAQUÁ
- Claro que as metrópoles também podem ter transporte gratuito.
Acredito que essa agenda deveria ser assumida também pela presidenta
Dilma. Não se gastaria muito se Governo Federal, Estados e municípios
cofinanciassem um sistema público e gratuito nas cidades acima de 100
mil habitantes, por exemplo.
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