Por Eliane Brum
O que se pode infligir a um educador
sem causar indignação aponta o tamanho do buraco da educação pública no
Brasil
– "Eles estão atirando em nós".
A frase atravessa vídeos sobre o massacre dos professores, executado
pela Polícia Militar do Paraná a serviço do Governo de Beto Richa (PSDB), em 29
de abril. Professores desmaiam, professores passam mal com as bombas de gás
lacrimogêneo, professores são feridos por balas de borracha. Um cão pit bull
da PM arranca pedaços da perna de um cinegrafista. Há sangue na praça de
Curitiba, diante da “casa do povo”, a Assembleia Legislativa do Estado. Ao
final, há cerca de 200 feridos. Mas mais do que as imagens, é essa frase
anônima, em voz feminina, que me atinge com mais força. Porque há nela uma
incredulidade, um ponto de interrogação magoado nas entrelinhas e finalmente a
compreensão de ter chegado a um ponto de não retorno. Depois de ser humilhada
por baixos salários, depois de dar aula em escolas em decomposição, depois de
ser xingada por pais e por alunos, agora a PM também podia atirar nela. E
atirava. E, se as bombas de gás, as bombas de efeito i-moral não matam, pelo menos não de imediato,
a sensação é de morte.
O susto causado pela percepção de que não havia mais limite para o que
se podia infligir a um professor era a prova de que um professor não era mais
um professor. Toda a aura que envolve aquele que ensina se esvaía em sangue na
praça de Curitiba. Os PMs, cujos filhos possivelmente são ensinados por aqueles
educadores, tinham autorização para atirar. Esse extremo, o da fronteira
rompida, causou uma comoção nacional. E vem desenhando o inferno do governador
Beto Richa, explicitado por uma crise no Governo paranaense que levou até agora
à demissão de dois secretários, o de Educação e o de Segurança Pública, e o
comandante da PM.
De repente algo se esgarçou e tornou-se inaceitável para uma parte
significativa da sociedade. Ainda houve quem tentasse transformar os
professores em “vândalos”, a palavra usada para criminalizar aqueles que
protestam desde as manifestações de 2013. Ainda houve na imprensa quem chamasse
massacre de “confronto”, o truque para transmitir a ideia de que eram forças
equivalentes em conflito. Mas as imagens e os relatos eram evidentes demais. As
redes sociais na internet mais uma vez cumpriram o papel de amplificar as vozes
e garantir um número maior de narrativas para dar conta da complexidade do 29
de abril. Os coletivos de mídia independente tiveram inegável importância na
documentação da história em movimento.
É assustador que alguns tenham
tentado justificar, em plena democracia, o massacre em praça pública dos
professores do Paraná. Nessa tentativa de criminalizar aqueles que protestam e,
ao mesmo tempo, legitimar a ação policial, como se as forças de segurança do
Estado não tivessem se comportado como forças criminosas, há algo em curso que
precisamos prestar muita atenção. Não existe equívoco de inocência nessa
versão. Mas eu gostaria aqui de me deter em algo que também me parece um tanto
perturbador, ainda que pelo avesso.
É sinal de esperança que grande parte da sociedade brasileira, na qual
me incluo, se comova diante da violência contra os professores. Não há dúvida
sobre isso. Mas cabem pelo menos duas perguntas. A primeira é: por que este é o
limite que produz indignação? A segunda: o quanto o que se tornou visível
apenas revela e reforça a invisibilidade maior?
Quando testemunho as manifestações de repúdio ao massacre de Curitiba,
sinto esse misto de esperança e de incômodo. Esperança pelos motivos óbvios.
Quem sabe não acordamos, todos nós, para o buraco da educação no Brasil?
Inclusive porque a perda de popularidade do governador Beto Richa e a crise
instalada no Governo virou um pesadelo bem vivo para o restante dos
governantes.
Agora, o incômodo. O que esse limite revela sobre o que não é limite? É
louvável que as pessoas se revoltem ao ver professores sangrando ou desmaiando
ou sendo ameaçados por cães pit bull. Se não nos revoltássemos nem com
isso seria ainda mais dramático. Mas por que testemunhar durante décadas
professores brasileiros, dos diversos estados do país, ganhando um salário
incompatível com uma vida digna é um fato com o qual parece ser possível
conviver, tão possível que chegamos a esse ponto depois de 30 anos de
democracia? Por que escolas caindo literalmente aos pedaços, naufragando a cada
chuva, numa materialização explícita da situação crônica da educação pública, é
algo com o qual a maioria se acostuma? Por que o fato de os professores serem
ameaçados por alunos e às vezes por pais de alunos em salas de aula, num
confronto entre desesperados, uma versão urbana da guerra dos miseráveis que
atravessa os rincões do Brasil, é algo que se tolera?
Em resumo: pode pagar salário indecente, pode botar gente pra ensinar e
gente pra ser ensinado debaixo de um teto que pode cair, pode quase tudo. Só
não pode ferir com balas de borracha e sufocar com bombas de gás lacrimogêneo.
Ah, pit bull também pega mal. Bem, isso os governantes acabaram de
aprender que não podem fazer sem provocar repúdio dos eleitores. Já o resto...
Talvez nesse sentido possa se justificar uma certa perplexidade da PM, do
Governo paranaense e de alguns setores da sociedade brasileira e da imprensa
tradicional: como assim, não pode bater nesses “baderneiros” que deveriam estar
na sala de aula e não na praça protestando? Não pode descer o cacete nesses
“vândalos” que têm o desplante de achar que a casa do povo é do povo?
Ao menos descobriu-se que há um limite para o que se pode infligir a um
professor, uma fronteira demarcada pela reação da sociedade ao massacre de
Curitiba. Mas que limite sem-vergonha o nosso.
Qualquer um, em qualquer classe
social, em qualquer esfera de poder vai repetir que “a educação deve ser
prioridade” ou que “a educação é o maior desafio para o país” ou que “sem
melhorar a educação o Brasil jamais será um país desenvolvido”. É um consenso,
quase uma platitude. Mas, de novo, é um consenso bem sem-vergonha. É o consenso
mais vazio do Brasil contemporâneo, é quase uma flatulência. Que não se perceba
o quanto fede é só mais um sinal dessa hipocrisia de salão.
De fato, uma boa parte daqueles que têm voz e poder de pressão para
mudar essa situação está pouco se importando. Porque “a elite
brasileira é burra”, como já disse aqui neste espaço meu colega Luiz
Ruffato. Principalmente porque a elite brasileira acredita que seus filhos
estão a salvo. Essa ilusão de que os “meus” filhos estão salvos, já dos filhos
dos “outros” eu sinto pena, lamento, desculpe aí, queria sinceramente que fosse
diferente, mas não me incomodo o suficiente para fazer disso uma grande questão
na minha vida. Afinal, quem tem tempo pra isso tendo que ralar para pagar os
preços exorbitantes de uma escola privada que transforma educação em mercadoria
cara?
Inclusão social no Brasil significa entrar no barco dos que podem se
salvar. A classe média acredita que seus filhos estão a salvo e uma parcela daqueles
que ascenderam, na década passada, ao que se chama de Classe C fez um grande
esforço para matricular seus filhos em escolas particulares assim que a
situação financeira permitiu. Filho em escola privada – e, portanto,
supostamente a salvo da péssima educação pública – é parte do que significa ser
classe média no Brasil. Dos mais ricos, nem se fala.
É óbvio – ou deveria ser – que a má qualidade da educação oferecida a
essa entidade chamada “povo brasileiro” em algum momento vai afetar os
privilégios dos mais ricos. Mão de obra desqualificada é um problema sério no
Brasil, com impacto em qualquer projeção de futuro. Então, ainda que por
egoísmo ou por pragmatismo, a elite econômica deveria se preocupar, o que já
vem acontecendo com bem poucos empresários, mas a preocupação ainda é
imensamente menor do que as dimensões da catástrofe.
Talvez houvesse uma mudança real de
posição se as pessoas percebessem que seus filhos estão menos salvos do que
acreditam estar. Primeiro, porque escola privada e educação de qualidade não
são sinônimos. Longe disso. Apenas poucas escolas, em geral as mais caras, a
elite da elite, têm qualidade reconhecida. Ainda assim, são apenas medianas com
relação ao nível de suas similares em países do mundo nos quais a educação é
prioridade.
Segundo, educação está longe de ser apenas conteúdo formal. Educação é
um processo muito mais complexo, no qual a diversidade das experiências é
fundamental. É claro que aquela elite que se habituou por séculos a decodificar
a diferença como inferioridade tem dificuldades para compreender a diversidade
de experiências como riqueza. Para esta, o diferente era primeiro o escravo,
depois o empregado ou o subalterno, alguém com quem não havia nada a aprender,
já que a sua única função era servir.
Há, porém, uma elite intelectual e uma classe média com outra origem, de
quem se poderia esperar uma visão menos estúpida. O que muitos pais não
percebem é que a escola privada, como gueto de iguais, é um reprodutor de
privilégios, mas também é um reprodutor de ignorâncias. E também um reprodutor
de pobrezas não materiais. Num exemplo bem corriqueiro, em algum momento talvez
os pais possam perceber que adolescentes que já andaram bastante pelo mundo em
viagens protegidas mas nunca pegaram um metrô em São Paulo ou um ônibus de
linha em qualquer lugar podem ter alguma dificuldade em lidar com a vida como
ela é. Porque a vida como ela é chega para todos em algum momento e em alguma
medida. E podem, principalmente, ter perdido um universo de experiências
criadoras e criativas não apenas por serem incapazes de cruzar as pontes, mas
por nem mesmo desconfiar que é importante cruzá-las.
Num país com a educação pública em
ruínas ninguém está a salvo, nem mesmo os filhos da elite. Ainda que seja óbvio
que estes estão bem mais a salvo que todos os outros. O que quero enfatizar é a
hipótese de que a ilusão de estar a salvo cumpre um papel decisivo na
manutenção das ruínas como ruínas. E na convivência com o que não deveria se
poder conviver, na aceitação da indignidade como algo já dado, na tolerância ao
intolerável que é a situação dos professores e das escolas no Brasil. O que
quero dizer é que a comoção pública diante do massacre de Curitiba, se é
louvável, é também sinalizadora da falência da sociedade brasileira, inclusive ética.
Já que é pelos limites que também compreendemos a lógica de uma sociedade. E o
limite aqui é: pode humilhar um professor, pode pagá-lo mal, pode submetê-lo a
condições insalubres de trabalho. Não pode ferir explicitamente seu corpo.
Vale a pena compreender que a ampliação do acesso à educação formal é
muito recente no Brasil. É o salto que deveria ter sido dado e ficou pela
metade. Para muitos pais das camadas mais pobres, eles mesmos analfabetos ou
filho de analfabetos, só o fato de conseguir matricular o filho numa escola,
mesmo que seja uma instituição de má qualidade, já é um avanço. Como tem sido
para os pais de Classe C ter um filho com diploma universitário, mesmo que de
uma faculdade de terceira linha.
A saída encontrada pelos mais pobres, numa lição aprendida com a classe
média tradicional, é individual. Por isso, uma das primeiras medidas de
ascensão social é reproduzir o ciclo: matricular o filho numa escola privada,
deixando a pública para os mais fragilizados, os menos visíveis, os com pouca
ou nenhuma voz. O degrau seguinte daquele que historicamente foi submetido não
é se tornar cidadão, mas cliente. Parece mais fácil aderir à lógica de mercado.
Quem ainda não conseguiu fazer a conversão, almeja fazê-la. Acolhe a versão
perversa de que a melhora está na sua mão, de que é o pai e a mãe de família
que precisam mudar de classe se quiserem dar uma boa educação aos filhos.
No Brasil ainda infectado pela mentalidade de Casa Grande e Senzala,
tantas vezes reatualizada para continuar em vigor, ainda é difícil para muitos
compreender a educação como o direito fundamental que é. E cobrá-lo do Estado
pelo caminho da cidadania. É também por conta dessa mentalidade, na qual a
qualidade da educação vira um problema com solução individual e privada, e não
uma luta pública e coletiva, que a revolta é abafada e os professores vão se
convertendo em párias, esvaziados de dignidade, lugar e sentido.
É assim que caminha o “Brasil, pátria educadora”, país que tem um dos piores salários de professor do mundo. O
lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) apenas mais um sinal
do absurdo, de uma espécie de realismo de perdição.
A tensão, porém, existe. E é grande. O fato de as escolas públicas
sofrerem constantes depredações, se é sinal da violência crescente, é também
sinal de que a escola falha como um lugar de acolhimento para os conflitos e
também como espaço para a construção de sentidos e para a qualificação do
desejo. Ainda que as causas sejam várias e complexas, é bastante óbvio que, sem
outros canais para expressar a traição de uma educação que não educa, resta a
violência mais primária. Também porque a escola pública, que deveria dar
condições de representação, não representa. E assim vai fracassando ao ser
reduzida a uma tentativa perversa de conter a tensão causada pela fratura
racial brasileira.
A depredação das escolas por alunos é
também uma resposta tortuosa à depredação original, a do Estado, que deixa as
escolas apodrecerem, dando provas evidentes de que aquele que lá está é
considerado cidadão de segunda ou terceira categoria. A violência direta de
alunos e, às vezes, também de pais de alunos contra professores é também o
sinal de que a lição dada pelo Estado foi bem compreendida: professor vale
pouco, quase nada.
Enquanto alunos e professores se violentam mutuamente, aqueles que têm a
responsabilidade de mudar essa situação não são incomodados. É conveniente que
as vítimas se agridam entre si, muitas vezes dentro de escolas cada vez mais
parecidas com bunkers para se proteger da comunidade, o que em si já
expõe o tamanho da tragédia. Se essa realidade ultrapassa os muros da escola
para ocupar espaços geográfica e simbolicamente mais centrais, chama-se a PM.
Que os policiais militares, também eles servidores mal pagos do Estado, façam o
serviço sujo. E então homens públicos como Beto Richa sentem-se à vontade para
declarar, rosto compungido: “Não tem ninguém mais ferido do que eu. Eu estou ferido na alma. O mais
prejudicado hoje sou eu”.
Não, governador. Mas não mesmo. Valeu a tentativa, mas não vai colar.
Agora, a segunda pergunta que lancei
no início desse artigo, e que diz respeito ao jogo entre o visível e o
invisível. Ou, repetindo: o quanto o que se tornou visível apenas revela e
reforça a invisibilidade de fundo? O sangue dos professores no massacre de
Curitiba os tornou visíveis para o país, mas essa visibilidade é um tanto
ilusória. Neste momento, greves de professores esvaziam salas de aula em vários
estados e municípios brasileiros. E cadê a surpresa? Cadê o susto? Cadê as
manchetes? Cadê a indignação? É muito menor do que o bom senso e a catástrofe
educacional brasileira sugeririam.
Por isso. Porque pode. Na prática tornou-se aceitável que os mais pobres
fiquem sem aula ou tenham educação de má qualidade. Só não pode é sufocar
professor com gás e ferir professor com bala de borracha no centro. Aí passa
dos limites. Aí exagerou, né, tio. Aí a sociedade grita. Não deixa de ser uma
versão do “estupra mas não mata”.
Talvez o paradigma seja o estado de São Paulo, governado há mais de 20
anos pelo PSDB. Em São Paulo, os professores estão em greve há quase dois
meses, mas o governador Geraldo Alckmin chegou a afirmar: “Na realidade não existe greve de
professores”. Faltou explicitar em qual realidade.
Geraldo Alckmin é talvez o político que mais mereça a atenção do país no
momento, mais até mesmo do que seu colega Beto Richa. Subestimado com o apelido
de “picolé de chuchu”, o que apontaria uma suposta falta de personalidade,
parece ser de longe uma das criaturas políticas mais nebulosas do Brasil atual.
Sobre Alckmin, a academia deveria estar escrevendo teses, e a imprensa, perfis
de peso. O apelido não tem nenhum lastro na prática concreta do Governo.
O governador de São Paulo escolheu na sua expressão pública, no trato
com a população e com a imprensa, a política da negação. O que prejudica sua
imagem e seus ambiciosos planos eleitorais não existe. Não existe racionamento
de água, não existe greve dos professores. E, o mais surpreendente: funciona.
Geraldo Alckmin se reelegeu no primeiro turno, em plena crise hídrica, dizendo
que não existia crise. Agora, enfrenta a greve dos professores com a mesma
fleuma. Enquanto Beto Richa, que começava a se tornar um expoente do PSDB,
mandou a PM massacrar professores, Alckmin prefere fingir que os professores em
greve não existem. Onde está a maior perversão? Ou a maior esperteza? Beto
Richa com a popularidade em queda livre, chamado de “Rixa” e até de “Ritler” em
artigos e posts nas redes sociais; Alckmin, o “picolé de chuchu”, avançando,
apesar de todas as crises, olhos fixos na eleição presidencial de 2018.
Só posso sugerir que Geraldo Alckmin conhece bem seus eleitores.
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Eliane Brum é escritora, repórter e
documentarista. Autora dos livros de não ficção Coluna Prestes - o Avesso da
Lenda, A Vida Que Ninguém vê, O Olho da Rua, A Menina Quebrada,
Meus Desacontecimentos e do romance Uma Duas. Site:
desacontecimentos.com Email: elianebrum.coluna@gmail.com
Twitter: @brumelianebrum
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