terça-feira, 9 de junho de 2015

Convite para Congresso na cidade do Porto, Portugal

Segue, anexo, a primeira circular do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE), Porto, 2016. Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, que se encontra em fase de preparação.

O Congresso vai realizar-se no Porto (Portugal), entre os dias 20 e 23 de junho de 2016, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, agradecemos a divulgação da notícia deste Congresso nos vossos países, através dos canais de divulgação habituais, sobretudo com o intuito de chegar ao conhecimento dos historiadores da Educação que possam amplificar a difusão deste evento. O prazo para apresentar propostas de comunicações e mesas coordenadas encerra em 15 de agosto de 2015, como consta na informação veiculada pelo sítio da internet que se encontra disponível em: http://web3.letras.up.pt/colubhe/.

Esperamos ver-vos pelo Porto durante este próximo COLUBHE que promete, à semelhança das edições anteriores, abrir caminhos da História da Educação Luso-Brasileira.


As Comissões Organizadoras:

Comissão Portuguesa:

Carlos Manique – IE/UL
Cláudia Pinto Ribeiro – FL/UP/CITCEM
Joaquim Pintassilgo – IE/UL
Luís Alberto Marques Alves – FL/UP/CITCEM
Rodrigo Azevedo – FL/UP/CITCEM

Comissão Brasileira:

César Augusto Castro – UFMA
Claudia Engler Cury – UFPB/SBHE
Elizabeth Sá – UFMT
Marcus Levy Albino Bencostta – UFPR
Maria Helena Camara Bastos – GTHE/ANPED

Neste XI COLUBHE gostávamos de, à semelhança das anteriores edições, partilhar investigações realizadas pela comunidade científica e identificar sintonias temáticas que potenciem encontros e projetos coletivos.
Desejamos assumir um papel mais interventivo na sociedade, na educação e na cultura, criando evidências da consistência epistemológica dos nossos trabalhos.
Pretendemos identificar fontes da cultura escolar, partilhar experiências de preservação e de divulgação desse património coletivo.
Queremos conhecer itinerários, percorridos ou por percorrer, e identificar desafios que alarguem as fronteiras do possível e dignifiquem o percurso luso-brasileiro na História da Educação.
1. Fontes, métodos e técnicas de investigação
2. Percursos da Pesquisa: tendências metodológicas
3. Políticas e Práticas Educativas
4. Subsistemas (educativos) e Instituições Educacionais
5. Leitura, Cultura Escrita e Cultura Escolar
6. Agentes e destinatários da Educação (Professores, Alunos e Família)
7. Pensamento Pedagógico
8. Património, Museologia e Arquivo
9. Espaço(s) de intervenção da História da Educação

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