terça-feira, 18 de agosto de 2015

Livro novo na praça: História do Brasil Colônia

A Editora Contexto apresenta mais um lançamento da coleção História na Universidade, escrito por Laima Mesgravis – doutora e livre-docente pela USP, onde foi assistente de Sérgio Buarque de Holanda.

História do Brasil Colônia é uma obra destinada a professores e estudantes da área, assim como a todos que se interessam pelas nossas raízes profundas, e que mostra que os melhores e piores traços da nossa cultura são reflexo desse nosso passado colonial.
O livro já está disponível, aproveite!

 História do Brasil Colônia
Laima Mesgravis
Escravidão, exploração colonial, choque de culturas, pau-brasil, cana-de-açúcar, minas de ouro, bandeirantes, jesuítas... São muitos os temas associados ao Brasil no período colonial. Todos eles estão presentes neste livro, pequeno apenas em extensão, uma vez que é rico em informações e interpretações. A historiadora Laima Mesgravis, da USP, consegue a proeza de ser sucinta e abrangente, utilizando como base textos de cronistas, religiosos e autoridades da época, além de trabalhos históricos produzidos nos séculos XX e XXI.
O leitor atento ficará surpreso ao encontrar, já na Colônia, traços da diversidade do povo brasileiro, assim como a base de nosso sistema hierárquico. É no passado colonial que podemos encontrar os melhores e piores traços da nossa cultura.
Obra destinada a professores e estudantes da área, assim como a todos que se interessam pelas nossas raízes profundas.

Um comentário: