sábado, 28 de janeiro de 2017

Café História em casa nova

Caro(a) participante,
Comemoramos neste mês de janeiro o nosso 9º aniversário. Para celebrar quase uma década no ar, temos uma notícia muito importante: o Café História foi profundamente reestruturado. Desde 2008, passamos por mudanças editoriais e visuais expressivas. Mas agora, a mudança é maior: temos um novo domínio, uma nova versão mobile, uma nova identidade visual, além de novidades nas seções, estrutura de navegação e plataforma.
Nosso objetivo é manter o Café História atualizado com os recursos e demandas de seu tempo. O nosso foco está mais do que nunca na divulgação da História: tanto para o público acadêmico, como para o grande público.
Está curioso(a)? Quer ver como ficou o novo Café História? Acesse:
A nova plataforma e os conteúdos: o que continua e o que muda?
Nossa nova plataforma é mais elegante, intuitiva, organizada e bonita – pelo menos nos esforçamos para isso! Você vai notar cores mais claras e seções mais bem definidas. A navegação também foi simplificada. Não existe mais a necessidade de login.
Os conteúdos de várias seções do antigo Café História continuam existindo: entrevistas, mural, eventos, acadêmico, artigos, bibliografias comentadas, dicas de livros. E temos algumas seções novas também, como você poderá perceber.
No novo Café História, não há mais chat, login ou página de perfil. Algumas seções não terão continuidade. São elas: grupos, fóruns, blogs, fotos e vídeos. Por questões técnicas, essas seções não puderam ser migradas para nosso novo site. É uma perda, sem dúvida, mas que temos certeza será recompensada por todas as inovações que já estão no ar.
A rede antiga: o que vai acontecer?
A rede antiga (www.cafehistoria.ning.com) continuará no ar até o dia 02 de abril de 2017. Se você quer salvar algum conteúdo, inclusive comentários ou mensagens, faça-o até esta data. Depois, a rede será completamente desativada, junto com os todos os perfis e blogs pessoais, que não estarão mais acessíveis. Não haverá backup no Ning ou fora dele para acesso posterior ou resgate de informações.
Se quiser guardar como imagem seus posts e os comentários recebidos em seu blog, sugerimos o uso de um plugin gratuito de um Google para o navegador Google Chrome chamado “Full Page Screen Capture” (Disponível em: https://chrome.google.com/webstore/detail/full-page-screen-capture/fdpohaocaechififmbbbbbknoalclacl).
Por que mudamos?
Muitos fatores nos levaram a essa mudança. Em primeiro lugar, questões de custo/benefício. O custo da plataforma Ning aumentou bastante, o que não foi acompanhado por inovações em seu sistema. Além disso, o Ning sempre foi e continua sendo uma rede muito fechada e que praticamente não permite customização de sua interface: não detínhamos o controle total de nosso site. Em segundo lugar, observamos ao longo destes nove anos que houve uma mudança importante de comportamento de nossos usuários, que passaram, em sua maioria, a demandar mais conteúdos originais e menos ferramentas de rede social. Em terceiro lugar, depois de oito anos e mais de 65.000 participantes, o Café História enfrentou uma espécie de entropia de conteúdos. Muitos conteúdos foram publicados na rede, de forma que a moderação já não conseguia assegurar a qualidade do que era colocado no ar. Ao lado disso, muitos moderadores de grupos e fóruns deixaram de atuar nesses espaços, o que aumentou consideravelmente a quantidade de páginas inativas na rede e dificultou ou frustrou a experiência dos usuários. Finalmente, enfrentamos muitos trolls, spammers e participantes mal-intencionados em nossas discussões – um grupo que, embora muito pequeno, acabava tornando o site menos propício ao debate historiográfico. Continuamos juntos! 
Enfim, muita coisa mudou. Mas a missão continua a mesma: contribuir para o debate historiográfico e para a divulgação da História. Esperamos continuar recebendo o seu carinho e atenção. Aliás, sobre isso, uma observação importantíssima: para acompanhar nossas atualizações, assine nossa newsletter no novo endereço. Também existe a opção de notificações (ícone vermelho no site) via navegador (Google Chrome). Se preferir, assine os dois serviços (recomendado).
E vale lembrar mais uma vez: se quiser salvar qualquer conteúdo no domínio antigo, faça isso até o dia 02 de abril de 2017. Depois disso, o site antigo será completa e automaticamente apagado, incluindo os perfis individuais e todas as informações dele. Até mais!
Bruno Leal Pastor de Carvalho
Editor e fundador do Café História

Nenhum comentário:

Postar um comentário