sábado, 19 de agosto de 2017

O que acontece quando os fanáticos e ignorantes saem da internet para as ruas

Todo mundo já está há dias comentando sobre o que houve em Charlottesville, inclusive o discurso posterior de Trump, criticado até por seus pares republicanos. Todo mundo está de olho na “alt-right” (direita alternativa) dos Estados Unidos, no retorno do KKK, na força que grupelhos neonazistas vêm ganhando desde que Trump assumiu o poder por lá. Todo mundo fica assustado quando vê um vídeo tão completo e corajoso como este produzido pela “Vice”, que já teve 3 milhões de visualizações em três dias.

O que eu quero acrescentar a isso é que este não é um problema restrito aos Estados Unidos. E não me refiro apenas a ódio racial, como o que ocorre lá, mas a ódio de classe, como ocorre por cá, no Brasil. É isso o que acontece quando radicais, fanáticos e ignorantes saem dos antros obscuros da internet, com seus memes e comentários irracionais, e partem pras ruas.
Quanto tempo levará para isso acontecer no Brasil? No Brasil que tem um sujeito como Bolsonaro disparando em pesquisas eleitorais com base em discurso parecido com o elegeu Trump nos EUA (baseado em mentiras, ou, como preferem alguns, na pós-verdade)?
[A pós-verdade é tanta que, no Brasil, já tem gente dizendo que o protesto autointitulado “Unir a Direita”, que resultou em três mortos e diversos feridos nos Estados Unidos, era um movimento com origem na esquerda.]
Eu espero que nunca aconteça nada tão absurdamente apavorante assim no Brasil, neste Brasil que já tem pessoas defendendo abertamente a volta da ditadura militar e tem até um presidenciável homenageando um sujeito reconhecido pela Justiça brasileira como torturador. A lógica desse pessoal, infelizmente, se parece muito com a do extremista de direita entrevistado pela repórter da “Vice” que disse, com todas as letras, que o criminoso que atropelou aqueles manifestantes na rua agiu de forma “mais que justificada”.



Os motivos e origens históricas dos discursos são diferentes, mas a lógica, ah, a lógica, ela é igualzinha. É ela que diz que torturar e matar é justificável (“mais que justificável”) se atender aos meus interesses, se estiver do meu lado. Eles se esquecem que – brancos ou negros, ricos ou pobres – no fim das contas somos todos apenas humanos.
(fonte: https://kikacastro.com.br/2017/08/18/charlottesville-vice/#more-14259)

Nenhum comentário:

Postar um comentário